


Fonte: ArrobazonaA educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.



Fonte: Arrobazona.jpg)
A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe o consumo de praticamente qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. A partir de agora, motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue pagarão multa de 957 reais, perderão a carteira de motorista por um ano e ainda terão o carro apreendido. Para alcançar o valor-limite, basta beber uma única lata de cerveja ou uma taça de vinho. Quem for apanhado pelos já famosos "bafômetros" com mais de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue (equivalente três latas de cerveja) poderá ser preso.
A lei considera crime conduzir veículos com praticamente qualquer teor alcoólico, o homicídio praticado por um motorista alcoolizado será considerado doloso (com intenção de matar). A lei prevê também a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas das rodovias federais em zonas rurais.
Estudos comprovaram que as pessoas são diferentes entre si e que o tal "nível seguro" não existe em matéria de álcool. "É muito mais seguro seguir a orientação de não ingerir nenhuma substância psicoativa – que muda o comportamento e desempenho do ser humano", avalia o médico Alberto Sabbag, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
O tempo de permanência do álcool no organismo varia de uma pessoa para outra. Fatores como estar com o estômago vazio ou cheio, ser homem ou mulher, branco ou negro e até estar mais ou menos acostumado à bebida influenciam. De maneira geral, um copo de cerveja ou um cálice de vinho demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo – já uma dose de uísque leva mais tempo. Por isso, independentemente do volume ou tipo de bebida ingerida, é mais prudente que o motorista só dirija 24 horas depois de beber.
Fatores determinantes das imprudências:
No Brasil uma das maiores infrações no trânsito é falar ao celular com o carro em movimento, mesmo com todos os condutores sabendo que se pegos gera multa e soma pontos na carteira, continuam falando ao celular.
Segue algumas dicas para dirigir na chuva:
1-) Trabalhe a respiração. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e sinta o ar chegar aos pulmões. Expire pela boca buscando relaxar.

Passar por um acidente de trânsito grave e sair com vida já pode ser considerado um ganho. Porém, além de seqüelas físicas, os acidentes automobilísticos podem desencadear um dano psicológico muito grande.
Não somente por ser lei, mas transportar a criança com segurança e em cadeirinhas é algo lógico para qualquer pai/mãe que se preocupa com a saúde de filho.
Irritante, chato, cansativo, perigoso, enfim… se fossemos aqui adjetivar tudo que o trânsito de São Paulo é poderíamos achar diversas palavras. Mas tudo nesta vida temos também que olhar o lado positivo e, visto desta forma e baseado em uma pesquisa, chegamos a conclusão que ele não é o pior do mundo.
Muitos motoristas deixam passar despercebido na maioria das vezes, um dos assuntos mais importantes de um automóvel os equipamentos de segurança, que quando surge este tema, geralmente apenas o modo de condução é citado, deixando de lado os itens que realmente compõem o carro.
No caso das letras, cada estado tem suas combinações próprias distribuídas pela frota local em ordem cronológica de licenciamento ou emplacamento. Na capital paulista as disponíveis são de: Série inicial - BFA-0001 e Série final - GKI-9999
No Estados Unidos, Japão e paises da Europa, é obrigatório que os carros saem com airbag de fábrica, no lado do passageiro e do motorista.
Agora é norma do CONTRAN e dá uma multa de R$ 127,50 para quem for apanhado fora da lei : o extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem.
Segundo pesquisa divulgada pela Virginia Tech Transportation Institute, utilizar o serviço de mensagens (SMS) enquanto está dirigindo aumenta o risco de acidentes.
Em parceria com a Hiro, a Toyota pretende revolucionar o conceito de segurança ao volante. Não é nenhum item de segurança novo, como airbags, freio especial, e etc. É um item que cuidará daquela famosa “pecinha” que fica em frente ao volante, o motorista.
Poucas coisas são tão chatas e prejudiciais ao carro quanto as lombadas. Se você mora no interior, pior ainda… por alguma razão os governantes preferem colocar lombadas ao invés de utilizar semáforos.
A Ford anuncia uma mudança que poderá revolucionar o quesito segurança nos veículos. A partir do ano que vem, os modelos americanos do utilitário esportivo Explorer virão com o cinto de segurança inflável, uma mistura de cinto de segurança convencional e um airbag.
Para uma viagem mais tranquila e segura, tenha sempre em mãos os telefones da concessionária da rodovia que você pegará: