Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

Bem vindos ao Blog do Trânsito

sábado, 14 de agosto de 2010

Como dirigir na chuva

Segue algumas dicas para dirigir na chuva:

- Acenda o farol baixo. Além de melhorar a visão, o veículo de trás poderá se guiar melhor com as luzes vermelhas e evitar uma colisão. Se estiver em movimento, nunca ligue o pisca alerta. Ele só deve ser acionado quando o carro estiver parado;

- Diminua a velocidade e mantenha uma distância mínima de 8 metros do veículo à sua frente;

- Não freie bruscamente e nem faça manobras perigosas;

- Quando acionar o pára-brisa. Use-o com o esguichador. Mantenha a velocidade do limpador de pára-brisa no mesmo nível que o volume de água. As palhetas devem ser trocadas uma vez por ano e o reservatório deve sempre ter água mesclada com detergente neutro ou aditivos;

- Quando os vidros começarem a embaçar, passe um pano limpo por dentro do carro. Jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele só piora a situação. Tente deixar os vidros uns dois dedos abertos para criar uma circulação de ar. Ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado. O carro deve esfriar por dentro para desembaçar os vidros;

- Se os vidros já estiverem embaçados, o processo é inverso, Ligue o ar quente;

- Não pense duas vezes antes de parar o carro no acostamento e esperar a chuva diminuir ou passar.

Fonte: G1

Siglas e Significados

Denatran, Dpvat, Cnh e Renavan são apenas algumas das siglas que permeiam o cotidiano dos motoristas. Mas você sabe o que elas significam? Se a resposta for positiva, confira se sabe mesmo. Se não souber aproveite para aprender:

CNH - Carteira Nacional de Habilitação
Contran - Conselho Nacional de Trânsito
CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo
CRV - Certificado de Registro do Veículo
CTB - Código de Trânsito Brasileiro
Denatran - Departamento Nacional de Trânsito
Detran - Departamento de Trânsito
Dpvat - Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres
Fenaseg - Federação Nacional de Seguros Privados
Funset - Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito
PID - Permissão Internacional para Dirigir
Renach - Registro Nacional de Carteira de Habilitação
Renainf - Registro Nacional de Infrações
Renavan - Registro Nacional de Veículos
Susep - Superintendência de Seguros Privados

Fonte: DENTRAN

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Medo de dirigir


           10% dos motoristas no Brasil deixam o carro na garagem.
           Não por alguma súbita consciência ecológica, mas por medo de dirigir mesmo. Além de lidar com esta fobia, eles precisam enfrentar o preconceito de uma sociedade que tem orgulho em andar motorizada.
           Para quem quer se livrar do medo de dirigir sozinho, segue dez dicas:

1-) Trabalhe a respiração. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e sinta o ar chegar aos pulmões. Expire pela boca buscando relaxar.
2-) Faça atividade física ou relaxamento muscular para produzir endorfinas e neutralizar o estresse e a ansiedade.
3-) Dentro da garagem, inicie a aproximação com o carro. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o motor.
4-) Ainda dentro da garagem ligue o carro e faça pequenos movimentos, para frente e para trás.
5-) Em horários sem movimento, dê voltas no quarteirão com o carro. Escolha ruas sem crianças e tranqüilas e quando sentir segurança entre no trânsito.
6-) A princípio faça apenas um ou dois trajetos e só depois opte por caminhos mais longos.
7-) Crie o hábito semanal e marque na sua agenda, pelo menos duas vezes por semana, de fazer o treino de direção. Essa rotina lhe trará confiança.
8-) Quando ficar totalmente seguro, inicie trajetos que tenham subidas e descidas.
9-) Não se assuste com os sinais do corpo, porque as tremedeiras, sudoreses, e taquicardias diminuirão com o tempo, ou seja, com a prática.
10-) Não tente provar nada para os outros. Dirija para você. Isso diminuirá as expectativas.
          
           Caso não consiga perder o medo com essas dicas procure uma auto-escolas especializadas para pessoas que tem medo de dirigir ou um psicólogo sempre é bom!
Fonte: Viva Saúde

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cuidados com o carro antes de viajar

Alguns cuidados na hora de pegar a estrada são necessários. Além de não beber antes de dirigir, faça uma revisão no veículo para garantir a segurança da família na viagem. A checagem é fundamental, mesmo quando o percurso for pequeno.
Na rodovia, fique atento à sinalização, às condições reais de ultrapassagem e onde essas manobras são permitidas.

Veja alguns cuidados com o carro antes de viajar:
1-) Verifique os faróis e luzes
2-) Cheque os pneus e estepe
3-) Veja os freios e suspensão
4-) Verifique o combustível e óleo
5-) Os documentos devem estar em dia
6-) Veja se os limpadores de pára-brisas estão funcionando
7-) Dê atenção ao sistema elétrico do carro, fazendo a revisão do nível de carga da bateria e do funcionamento do desembaçador traseiro
8-)Siga sempre o limite de velocidade indicado na pista e tome cuidado com pedestres e ciclistas nas áreas urbanas das rodovias para evitar acidentes.




Fonte: G1

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O futuro dos parabrisas

           Mais uma dos cientistas. A nanotecnologia poderá aposentar o limpador de parabrisa.
            O novo parabrisa será feito com um vidro especial dotado de quatro tratamentos superficiais que alteram suas características moleculares. A camada mais externa, que entra em contato com o ar, será feita de dióxido de titânio. Além de servir como filtro solar, seu principal efeito será tornar o vidro hidrofóbico, ou seja, capaz de repelir a água.
            A segunda camada opera nas extremidades do vidro, expulsando a poeira acumulada na medida em que o vento retira o pó que cai sobre toda a área do parabrisa.
            Os eletrodos são ativos, agindo eletrostaticamente a partir da ativação pelos sensores instalados na terceira camada. Já a quarta camada será praticamente um circuito elétrico transparente, capaz de conduzir a energia necessária para alimentar os sensores da terceira camada e ativar a segunda.
 

Fonte: G1

Uso de rastreador será obrigatório

          Foi deliberado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) as normas para o início da implantação do dispositivo antifurto nos veículos novos.
          Os veículos que participarão da primeira etapa de implementação do sistema serão de consumidores convidados e funcionários das montadoras. Todas as montadoras participarão com os diversos tipos de veículos, motocicletas, automóveis, caminhões, ônibus, entre outros.
          A Operação será finalizada em 31 de janeiro de 2010 e garantirá o perfeito funcionamento do sistema ao consumidor final.
          O sistema antifurto está previsto na Lei Complementar 121, que criou o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas. Com o sistema, não será necessário contratar o serviço de nenhuma prestadora, pois a função de bloqueio e rastreamento virá de fábrica disponível para uso.
           A ativação da função de localização não será obrigatória e caberá ao proprietário decidir sobre a habilitação. Caso o proprietário não tenha ativado e venda o carro, o novo proprietário deverá escolher habilitá-lo (ou não) contratando o provedor de serviço que preferir.
tabela
          Enquanto a demorada implantação não acontece, se proteja utilizando um serviço de rastreamento contratado.
 

Fonte: Denatran

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Curiosidades e estatísticas sobre acidentes de trânsito

           Não há um dia sequer que se passe e não haja notícias sobre acidentes de trânsito. Segundo dados fornecidos pelo DETRAN mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito todos os anos - são mais de 80 pessoas por dia, ou 1 a cada 18 minutos.
           Várias estatísticas relevantes, que dizem respeito a todos os tipos de acidentes causados no trânsito, servem como alerta para que se perceba até mesmo os mínimos deslizes que implicam em acidentes. Além do mais, as curiosidades relatadas a seguir podem servir como incentivo para que as pessoas tomem mais cuidados e preservem a segurança no trânsito.
            Um dos fatos mais curiosos é que a maioria das colisões ocorre em velocidade entre 40 e 50 km/h, portanto, apenas manter-se em velocidade relativamente baixa não descarta a possibilidade de que aconteça qualquer acidente.
             Outros dados relevantes confirmam que o acidente de trânsito é o segundo maior problema de saúde pública do Brasil, perdendo apenas para a desnutrição e que o trânsito é a terceira causa de morte do país ficando atrás apenas das doenças do coração e do câncer.

             A empresa Opinion Research Corporation International publicou uma pesquisa revelando que 76% dos motoristas confessam ter o mau hábito de se distrair com outras atividades enquanto dirigem. Segundo relatos as situações que mais causam acidentes ou sustos no trânsito são as seguintes:

* Separando uma briga dos filhos - 26%
* Apagando cigarro - 22%
* Usando o laptop - 21%
* Conversando com um passageiro - 18%
* Falando ao celular - 13%
         
          Mesmo havendo todo o incentivo à segurança no trânsito, as estatísticas de acidentes no trânsito só serão reduzidas quando todos tiverem plena consciência de quão perigosa a direção imprudente pode ser. Por isso, sempre vale a pena pedir para que sempre se mantenha atento à sua e à direção dos demais, para evitar atropelamentos, batidas mais leves e principalmente as colisões fatais, preservando a sua vida e as que estão ao seu redor.




Fonte: Trânsito dez

Segurança para caminhoneiros e carreteiros

No Brasil o número de roubos de cargas só aumenta e por isso empresas ligadas ao transporte rodoviário sabem a importância de rastrear e monitorar seus transportes.
A tecnologia de rastreadores permite a redução de custos, o controle da frota, a determinação de rotas e locais de parada, a proteção do bem material e até a intervenção para a segurança dos carreteiros a quilômetros de distância.
Outro ponto positivo é a preservação do bem estar físico do motorista, quantas vezes escutamos sobre motoristas que tentam se aventurar em dirigir horas sem descanso e acabam se envolvendo em algum acidente?
O sistema só traz vantagens. Só quem está nesse meio sabe que um roubo de carga não é brincadeira e traz prejuízo alto. Toda a estrutura oferecida pelo rastreador faz com que o motorista dirija com mais responsabilidade e conseqüentemente reduza as situações que atrasam e prejudicam uma viagem.

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segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Centro de reintegração a vítimas de trânsito e traumas violentos

medo Passar por um acidente de trânsito grave e sair com vida já pode ser considerado um ganho. Porém, além de seqüelas físicas, os acidentes automobilísticos podem desencadear um dano psicológico muito grande.
A ONG AVITRAN (Associação de Vítimas de Trânsito) busca proporcionar uma ajuda as vítimas de transito e traumas violentos que não contam com apoio psicológico.
Além deste suporte a vitimas carentes e familiares, a ONG tem o objetivo de lutar para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. Para isso, a partir de 07 de outubro, em todas as quartas-feiras no bairro Moema, reinicia as reuniões para ajudar a superar o stress pós-traumático de todo ato violento, seja acidente, estupro, sequestro, assalto, golpes, erro medico etc.
A AVITRAN é o único local no Brasil que pode atender pessoas voluntariamente, a volta das reuniões é fundamental para a vida de muitas pessoas e seus familiares. Anualmente, milhões de indivíduos (e famílias) são impactados a cada desastre ocasionado por desastres de tráfego, matando e incapacitando cidadãos de forma direta ou indireta.
No Brasil, mais de 40.000 pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de transito, porém acredita-se que estes números podem ser ainda maiores.

Serviço:
Onde: Paróquia Nossa Senhora da Esperança / Av. dos Eucaliptos, 556 / Moema
Horário: toda 4ª feira, às 15h
Contato: 11 5531-9519 (Fátima) ou 11 3057-0244 (AVITRAN)


Fonte: Lívia Clozel Comunicação

Cuidado, bebê a bordo!

bebecarro Não somente por ser lei, mas transportar a criança com segurança e em cadeirinhas é algo lógico para qualquer pai/mãe que se preocupa com a saúde de filho.
No entanto, vale lembrar que somente colocar a criança em seu assento não é suficiente para uma viagem segura, confira aqui algumas dicas para facilitar o transporte e tornar o passeio mais agradável.

1-) As crianças observam o comportamento dos adultos e tendem a imitá-los, por isso nunca se esqueça de apertar os cintos de segurança, mesmo para viagens curtas.
2-) Redobre a atenção e respeite as regras de trânsito.
3-) Evite ter um comportamento agressivo no trânsito - tanto no que diz respeito a “xingamentos” como nas ultrapassagens e “coladas” nos outros carros.
4-) Se a criança conseguir, deixe que ela participe da escolha do modelo de cadeirinha que vai ser comprado, ajudando a decidir a cor ou padrão de decoração.
5-) Use do diálogo para explicar que a cadeirinhas é algo comum e necessário. Desta maneira a criança verá o seu assento como algo rotineiro e automático (assim como para nós é colocar o cinto de segurança).
6-) Evite trafegar com as janelas abertas para evitar acidentes com os braços das crianças.
7-) Utilize a trava de segurança especial, que impede a abertura das pontas por dentro.
8-) Leve brinquedos para a criança se distrair, mas atenção: não coloque objetos na tampa da mala, porque em caso de uma freada brusca os itens podem ser projetados para frente, podendo causar um acidente dentro do veículo.


Fonte: MotorDream

domingo, 8 de agosto de 2010

São Paulo tem o 6º trânsito mais irritante do planeta

TRANS8 Irritante, chato, cansativo, perigoso, enfim… se fossemos aqui adjetivar tudo que o trânsito de São Paulo é poderíamos achar diversas palavras. Mas tudo nesta vida temos também que olhar o lado positivo e, visto desta forma e baseado em uma pesquisa, chegamos a conclusão que ele não é o pior do mundo.
Segundo o resultado da Global Commuter Pain Index (índice global de irritação no transporte), realizado pela IBM o trânsito da capital paulista é apenas o sexto mais irritante do planeta.
A pesquisa foi realizada em 20 cidades de seis continentes e escutou a opinião de 8.192 motoristas, que deram opinaram sobre temas como tempo que gastam para ir de casa ao trabalho e vice-versa, a irritação causada pelo tráfego e o tempo total que passam diariamente dentro de seus carros.
Pequim, Moscou, Cidade do México, Johanesburgo e Nova Deli encabeçaram o topo do ranking da Global Commuter Pain Index.
Entre as cidades pesquisadas, o melhor trânsito é o de Estocolmo, na Suécia, quase empatada com as colocadas em segundo lugar, Houston, no estado americano do Texas, e Melbourne, na Austrália.


Fonte: AutoEstrada