Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

Bem vindos ao Blog do Trânsito

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

As 4 estradas mais perigosas do mundo

Estrada da Morte - Bolívia


A Estrada dos Yungas conhecida como Estrada da Morte se localiza na cordilheira dos Andes Bolivianos ligando La Paz à Coroico. Uma estreitíssima estrada que ousa ser mão-dupla é considerada a estrada mais perigosa do mundo, alguns trechos seus só cabem um carro e continuam sendo mão-dupla. O perigo de morte se dá a cada metro, a cada curva. Com desníveis que chegam a uma altura de cerca 3600m e abismos de até 800 metros. Um acidente mortal acontece ali a cada 2 semanas, 200-350 pessoas morrem lá todos os anos em seu longos 64km.



Túnel Guoliang nas Montanhas Taihang (China)


A parede do túnel é totalmente irregular e há mais de 30 “janelas” cavadas de diferentes tamanhos e formas. É assustador olhar para o lado quando se passa por cada janela, e quando se vê sem quaisquer proteções laterais enormes e precipícios que dão a impressão de que não tem fundo. O túnel se tornou famoso pelo número de mortes nos dias de chuva quando a rocha fica escorregadia deixando seu percurso quase impossível de ser feito.



3ª Rodovia da Morte - Br 381

No Brasil a estrada mais perigosa, conhecida como Fernão Dias ou mesmo Rodovia da Morte é a, mal sinalizada e cheia de curvas perigosas, BR-381. Em menos de 2 anos morreram cerca de 278, no trecho entre BH e Valadares que tem 1.200Km de extensão.
Em 2006, no mesmo trecho, ocorreram 2.132 acidentes, com 172 mortes, o que totaliza 278 mortos em menos de dois anos. O trecho mais perigoso da rodovia é o que liga Belo Horizonte ao município de Nova Era. Neste percurso, onde há mais de 200 curvas, concentram-se 62% dos acidentes.



4ª Rodovia Federal russo-siberiana para Yakutsk
A Rodovia Federal para Yakutsk é a única opção de se chegar lá. E isso pode dar em dor de cabeça nos períodos de neve ou chuva, quando o barro cobre estrada transforma tudo em lama, chegando a atolar até os tratores de apoio. Sair da lama pode levar semanas. Chegando a em algumas vezes a prefeitura de Yakutsk tem de pedir apoio ao Governo para mobilizar o exército e enviar comida ao local evitando uma tragédia maior.


Fonte: Arrobazona

Lei Seca

A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe o consumo de praticamente qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. A partir de agora, motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue pagarão multa de 957 reais, perderão a carteira de motorista por um ano e ainda terão o carro apreendido. Para alcançar o valor-limite, basta beber uma única lata de cerveja ou uma taça de vinho. Quem for apanhado pelos já famosos "bafômetros" com mais de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue (equivalente três latas de cerveja) poderá ser preso.

A lei considera crime conduzir veículos com praticamente qualquer teor alcoólico, o homicídio praticado por um motorista alcoolizado será considerado doloso (com intenção de matar). A lei prevê também a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas das rodovias federais em zonas rurais.

Estudos comprovaram que as pessoas são diferentes entre si e que o tal "nível seguro" não existe em matéria de álcool. "É muito mais seguro seguir a orientação de não ingerir nenhuma substância psicoativa – que muda o comportamento e desempenho do ser humano", avalia o médico Alberto Sabbag, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

O tempo de permanência do álcool no organismo varia de uma pessoa para outra. Fatores como estar com o estômago vazio ou cheio, ser homem ou mulher, branco ou negro e até estar mais ou menos acostumado à bebida influenciam. De maneira geral, um copo de cerveja ou um cálice de vinho demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo – já uma dose de uísque leva mais tempo. Por isso, independentemente do volume ou tipo de bebida ingerida, é mais prudente que o motorista só dirija 24 horas depois de beber.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Causas mais comuns nos acidentes de trânsito

O erro humano, em todo o mundo, é responsável por mais de 90 % dos acidentes registrados. As principais imprudências determinantes de acidentes fatais no Brasil, por ordem de incidência são:

  • Velocidade excessiva;
  • Dirigir sob efeito de álcool;
  • Distância insuficiente em relação ao veiculo dianteiro;
  • Desrespeito à sinalização;
  • Dirigir sob efeito de drogas.

Fatores determinantes das imprudências:

  • Impunidade / legislação deficiente;
  • Fiscalização corrupta e sem caráter educativo;
  • Baixo nível cultural e social;
  • Baixa valorização da vida;
  • Ausência de espírito comunitário e exacerbação do caráter individualista;
  • Uso do veículo como demonstração de poder e virilidade.
Fonte: Unesp

Consciência no trânsito

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Celular bloqueado no carro

No Brasil uma das maiores infrações no trânsito é falar ao celular com o carro em movimento, mesmo com todos os condutores sabendo que se pegos gera multa e soma pontos na carteira, continuam falando ao celular.
Entretanto, o perigo não está em multas e em pontos e, sim em acidentes causados por este hábito, afinal, o motorista não consegue falar ao celular e dirigir ao mesmo tempo.
Estudo relatou que conversar causa competição com a área cerebral que cuida das tarefas visuais, pois nosso cérebro tenta imaginar onde está a pessoa com quem falamos, assim ficando sem visibilidade total e sem reflexos.
As pessoas até evitam atender o celular, mas muitas não conseguem, pensando nisso uma empresa canadense desenvolveu um software que bloqueia o uso de celulares em veículos em movimento para maior segurança.
Esse programa impede que os motoristas recebam chamadas ou mensagens de texto, o software avisa a pessoa do outro lado da linha por uma gravação, que a pessoa que está recebendo a chamada está dirigindo e pede para deixar recado, já a pessoa que ligou será informada do posicionamento do motorista por meio do sistema de posicionamento global (GPS).
A Empresa canadense Aegis Mobility, responsável pelo programa, irá cobrar uma taxa por este serviço.
Ainda não há previsão da chegada deste software no Brasil, mas quando chegar, as operadoras deveriam programar esse serviço para todos os aparelhos, para que não deixem apenas seus clientes mais seguros, como toda a população, sendo motoristas, passageiros, pedestres ou ciclistas.

Fonte: G1

Criança segura

Para vocês que são pais e mães de primeira viagem, ou já não é o primeiro filho, mas sempre se perguntou como transportar sua criança corretamente no carro, segue a forma correta:
Cadeira Conversível ou Bebê-Conforto: Usado do nascimento até um ano ou até os 9 quilos. A instalação dessa cadeirinha deve ser voltada para o vidro traseiro, de costas para a direção do carro.
Cadeira de Segurança: Própria para crianças de 1 a 4 anos e de 9 a 18 quilos. É utilizada na posição vertical e voltada para a frente, no banco traseiro.
Assentos de “Booster” ou Elevação: ideal para crianças que tenham de 4 a 10 anos e entre 18 a 36 kg. É colocado no banco traseiro e com o cinto de três pontas.
Cinto de Segurança de Três Pontos do Veículo: a criança deve ter acima de 36 kg e ter altura superior a 1,45m, tendo até 10 anos de idade. O dispositivo de segurança é o próprio cinto de segurança de três pontos, que garante proteção no ombro, peito e quadris.
Mesmo que você vá até a padaria que fica no quarteirão de sua casa, a criança sempre deve estar com os equipamentos de segurança adequados ao corpo.
Leia sempre as instruções da cadeirinha e o manual do carro.
Fonte: Charme no Volante

domingo, 15 de agosto de 2010

Carros adaptados para deficientes

Segundo a Organização Mundial da Saúde, existe cerca de 16 milhões de deficientes físicos brasileiros. Todo cidadão tem direito de ir e vir, mas além das dificuldades dessas pessoas para se locomoverem usando o transporte público, são poucas as opções na hora de comprar um carro adaptado com garantia de fábrica, conseguir as isenções de impostos envolve muita burocracia e também há dificuldade em tirar a carteira de motorista.
O primeiro passo é procurar uma auto-escola especializada que tenha carros adequados para cada tipo de deficiência. Ela cuidará e ajudará o futuro motorista com todo o processo para a emissão da carteira de motorista.
Depois do CFC o candidato passará por um exame médico para examinar a extensão da deficiência e a desenvoltura do candidato com as adaptações e fará o treinamento prático. Depois de aprovado, será emitida uma autorização médica para dirigir, onde contará o tipo de carro e a adaptação mais indicada para cada caso.
Com esse documento em mãos, o condutor pode conseguir as isenções de impostos, que diminuem em torno de 30% o preço de tabela do veículo.
Comprar um carro adequado não é fácil, a única marca que possui um programa voltado para os deficientes é a Fiat, o programa chama Autonomy e foi lançado em julho de 1996 oferecendo carros adaptados pela Fiat com garantia de fábrica.
Segue o que é necessário para ficar isento de impostos:
1º) Obter uma Certidão Negativa de Tributos e Contribuições Federais na Delegacia da Receita Federal.
2º) Para isenção de IPI e de IOF é preciso apresentar os seguintes documentos na Delegacia Regional da Receita Federal:
- Certidão Negativa de Tributos e Contribuições Federais
- Cópia autenticada do Laudo Médico fornecido pelo Detran
- Cópia autenticada do CIC, RG, comprovante de residência e da carteira de motorista.
3º) Para isenção de ICMS os documentos que devem ser apresentados na Secretaria da Fazenda, ou na Delegacia da Receita Federal são:
- Requerimento de Isenção para ICMS
- Laudo Médico: original e cópia autenticada
- Cópias autenticadas do CIC, RG, comprovante de residência e da carteira de motorista.
- Carta de Repasse de Tributos da Montadora
4º) A isenção do IPVA deverá se requerida quando o deficiente já estiver com o carro. É necessário apresentar os seguintes documentos na Secretaria da Fazenda Estadual, ou na Delegacia da Fazenda:
- Requerimento de isenção para o IPVA
- Cópia do Laudo Médio
- Cópias autenticadas dos seguintes documentos: CIC, RG, comprovante de residência, carteira de motorista e nota fiscal de compra do veículo. Se o carro tiver sofrido alguma adaptação, também será preciso entregar uma cópia autenticada da nota fiscal deste serviço.

Fonte: Uol

Carro acorda motorista

Empresas estão investindo em segurança, e um dos novos sistemas são os que despertam o motorista sonolento.
Foi criado um sistema pela Volvo chamado Driver Alert, que quando senti que o motorista começou a cochilar, ele emite um alarme audível e também um ícone exibindo uma xícara de café pisca no painel.
A Saab criou o Driver Attention Warning System, que utiliza um alarme de voz, se o motorista estiver “pescando”, o carro anuncia “você está cansado”, a seguir por “você está perigosamente cansado! Pare quando for mais seguro!”. O banco do motorista também vibra para ajudar a desperta-lo.
Empresas de seguranças estão aperfeiçoando sistemas como estes. Medidas adicionais, como a emissão de jatos de ar na nuca do motorista, volantes que vibram, e uma direção automática que assume o controle do carro quando você cochila, logo serão encontradas nos sistemas de alerta.
A pergunta que todos devem está se fazendo, é como o carro sabe quando o motorista está cochilando?
Um dos sistemas analisa o seu modo particular de direção e cria seu perfil. Ele combina esse perfil com a sua situação de direção atual, ou seja, como você está dirigindo, há quanto tempo está dirigindo num trecho, a distância do carro da frente e se você está se mantendo em sua faixa. Se o seu comportamento não bater com o seu perfil, o sistema reconhece que tem algo que não está certo e é acionado.
Outro sistema utiliza um software de reconhecimento facial para determinar se você está ficando adormecido. Câmeras analisam o repouso dos músculos faciais, os padrões do piscar de olhos e por quanto tempo os olhos ficam fechados entre as piscadas. Quando o sistema reconhece que você não está mais em condições para dirigir ele é ativado para despertá-lo.
Essa tecnologia entra para caminhões e logicamente para carros, mas dificilmente você vai ter esse sistema em pouco tempo, então sempre fique alerta, e quando tiver cansado pare o carro e descanse. Algumas horas “desperdiçadas” compensam do que sua vida desperdiçada.

Fonte: Uol