Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

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sábado, 7 de agosto de 2010

Radares ocultos

Não respeitando uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), nas rodovias estaduais os radares móveis estão escondidos atrás de muretas, guard-rails e placas.
O jornal “Diário de São Paulo” flagrou cinco equipamentos irregulares, nas rodovias Anchieta, Castello Branco e Raposo Tavares. Os locais encontrados em cada rodovia foram os seguintes; Na Anchieta, estão atrás de muretas nos kms 16 e 18 da pista local, em São Bernardo do Campo.
Com esta prática o DER (departamento de Rodagens Estaduais), esta desrespeitando a resolução 146 do Contran, já que segundo a legislação, os radares móveis precisam estar visíveis paras os condutores.
O DER em defesa, alegou que os radares não estão escondidos, e sim protegidos para evitar atos de vandalismo e a ação do vento.
Os motoristas multados pelos radares ocultos podem recorrer, solicitando o cancelamento da autuação, segundo o presidente da Comissão de Legislação do Trânsito da OAB, Marcos Pantalão, o motorista deve anexar ao recurso uma foto do radar escondido.

É, alem de você ser multado, tem que adivinhar que vai levar a multa e fotografar o radar que está escondido, é cada uma que inventam.

Fonte: Jornal Metro

O que pode e o que não pode no trânsito

Dirigir sem camisa pode?
R: Pode. Os motoristas precisam obedecer a uma série de regras para dirigir, mas nem todas essas normas são conhecidas pelos condutores brasileiros.

Andar na “banguela” pode?
R: Não pode. Muita gente não sabe, mas de acordo com o artigo 231 é proibido transitar com o veículo desligado ou desengrenado, em declive. Portanto, andar na “banguela”, além de ser uma infração leve sujeita a multa, é uma imprudência que pode custar a vida.

Grávidas podem dirigir?
R: As gestantes acabam ficando com medo de dirigir, mas de acordo com o código atual não existe restrição alguma. Esse receio deve existir por causa do antigo código de trânsito, que proibia a grávida de dirigir a partir do quinto mês.

Dirigir descalço?
R: Uma questão que faz parte da cultura popular é a permissão ou não para dirigir descalço. Pois saiba que qualquer condutor pode dirigir sem sapatos. É permitido dirigir descalço tanto na estrada quanto na cidade.
No artigo 252 é destacado apenas que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa o uso dos pedais, como chinelo de dedo, tamancos ou outro calçado que não tenha as tiras presas atrás dos calcanhares.
Quem é pego dirigindo de chinelos recebe 4 pontos na CNH e paga multa de R$ 85,13.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mais um pouco de segurança ao condutor



Muitos motoristas deixam passar despercebido na maioria das vezes, um dos assuntos mais importantes de um automóvel os equipamentos de segurança, que quando surge este tema, geralmente apenas o modo de condução é citado, deixando de lado os itens que realmente compõem o carro.
Começando com o item mais básico de todos que é o cinto de segurança, item essencial para assegurar a integridade física de todos que estão no automóvel e que por lei seu uso é obrigatório, e mesmo com muitos brasileiros já terem acostumado a usá-lo, ha os ainda o despreza. O mais comum de acontecer é você ver motorista com uma peça que parece um grampo, deixando o cinto mais folgado, tem ainda uns que vão além e apenas passam pela frente do corpo, sem travá-lo, para confundir os agentes de trânsito e não levarem multa.
Vale ressaltar que esta peça que permite que o cinto fique mais folgado compromete o funcionamento do mesmo, podendo causar ferimentos evitáveis, outra coisa que não se deve esquecer é que os passageiros do banco traseiro também utilizem o cinto, pois se ocorre um acidente mais grave e estes não estão usando o cinto seus corpos serão jogados para frente com muita violência e poderão prensar os ocupantes da frente ocasionando seqüelas ainda maiores e mais graves.
Verifique sempre os engates e os pontos de fixação dos cintos de segurança certificando-se que estão bem presos e conservados, as tiras devem ter costuras firmes e preservadas, seus mecanismos também devem ser constantemente lubrificados com óleo. Sua liberação não pode ser demorada, afinal segundos significam muito em um acidente, lembrando que a manutenção deste item exige limpeza regular, que pode ser feita com um pano umedecido e uma pequena porção de detergente.
Outros itens de segurança indispensáveis, e que ainda são dispensados por muitos motoristas, são: estepe, triângulo de sinalização e extintor de incêndio, todos obrigatórios por lei. Agora itens como o macaco e a chave de rodas são itens facultativos, porém manda o bom senso do cidadão que não falte no porta-malas.
Com o macaco, o cuidado deve ser redobrado, pois cada modelo de carro possui um local específico para o encaixe da peça e o uso incorreto pode causar sérios acidentes, siga sempre as instruções de uso vindo no manual do proprietário. No caso do estepe, ele deve sempre estar calibrado e de preferência balanceado, agora se acaso você precise utilizar o estepe e ele não estiver balanceado, prefira colocá-lo no eixo contrário ao motor já que suporta menos peso.
Segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os carros devem ser equipados com extintores do tipo ABC, que combate fogo em plástico, borrachas, espuma dos bancos carpete e estofamento, combustíveis líquidos e não provocar curto-circuito. A partir de 1º de janeiro de 2010, todos os veículos em circulação já deverão portar este extintor.

As cores e letras das placas dos carros


Em São Paulo encontramos placas de carro nas cores preta, azul, branca, vermelha e etc. Mas, afinal, qual é a lógica das letras e cores nas placas dos carros?
Placas No caso das letras, cada estado tem suas combinações próprias distribuídas pela frota local em ordem cronológica de licenciamento ou emplacamento. Na capital paulista as disponíveis são de: Série inicial - BFA-0001 e Série final - GKI-9999
Mas e as cores? O que elas representam?

Cinza: As mais usadas, identificam os automóveis particulares.
Branca: Colocadas em automóveis oficiais.
Vermelha: Aplicadas em veículos como táxis, ônibus, caminhões e lotações - os chamados “veículos de aluguel”.
Azul: Carros em teste de montadoras. Quando há as letras “CC”, significa que são de consulados.
Verde: Oficinas e lojas as utilizam para demonstrar que o carro está passando por test drive.
Verde e Amarela: São colocadas em veículos de autoridades federais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Preta: Em automóveis antigos, são um atestado de que o modelo, em geral de colecionador, é todo original.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Airbags


No Estados Unidos, Japão e paises da Europa, é obrigatório que os carros saem com airbag de fábrica, no lado do passageiro e do motorista.
No Brasil não é dado muita importância aos mecanismos que protegem. Apenas 25% dos carros saem de fábrica com airbag, destes 5% são em carros populares.
Ainda vai demorar a esse equipamento se tornar obrigatório, já se tem um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, mas pelo visto só mesmo em 2014 é que todos os veículos terão o acessório, pois para que a lei entre em vigor, serão necessários cinco anos após definição das especificações pelo Contran.
Esse equipamento já salvou milhares de vidas, em uma colisão o equipamento infla em menos de um décimo de segundo para proteger os ocupantes do automóvel das forças de uma colisão frontal ou lateral.
A bolsa inflável é uma almofada que fica dobrada dentro do volante ou painel do carro.
Hoje em dia já existe airbag no teto, revestimentos das portas, nas colunas e nos encostos de cabeça. Essas bolsas enchem rapidamente no caso de uma colisão, seja frontal ou lateral e sua finalidade é restringir o deslocamento dos passageiros em direção a superfícies contundentes dentro do automóvel.
Entre encher e esvaziar completamente não demora mais de 30 milésimos de segundo.
A bolsa é feita de um tecido de náilon de espessura fina, que fica dobrada dentro do volante ou no painel do veículo. Um sensor comanda a bolsa detectando um choque a partir de uma velocidade de 15Km/h (no padrão americado) ou 24 Km/h ( no padrão europeu).
Os airbags são inflados pela reação de dois produtos químicos. Essa reação se dá muito rapidamente, produzindo uma descarga elétrica que libera um gás que se expande. Assim a bolsa infla até 40 cm do volante, saltando para fora da direção ou painel quando expande. Logo depois, a bolsa desinfla, de forma a não machucar ou atrapalhar o passageiro.
Fonte: G1

Sinais visuais

Muitos acidentes são evitados com alguns sinais utilizados na comunicação visual entre os motoristas, principalmente entre caminhoneiros e motoristas de ônibus.
Esses sinais não constam de nenhuma enciclopédia, trata-se de uma cultura popular e saber o significado deles é bastante útil.

Segue abaixo alguns deles:

Piscar faróis
Quando um carro na pista oposta pisca os faróis, significa que mais para frente você vai se deparar com alguma dificuldade como um acidente. Reduza a velocidade e fique atento.Piscar faróis com insistênciaEsse é um aviso para o carro que segue na frente. Se o motorista que segue atrás insiste na piscada de faróis significa que o carro da frente está com algum tipo de problema. Porém é conveniente reduzir a velocidade é observar se o carro que emite os sinais não está mal intencionado, pode ser uma cilada também. Assim, convém abaixar o som e tentar sentir se o carro está mesmo com problemas. Observe se a direção puxa ou se surgiu algum barulho estranho. Se estiver carregando algo no teto ou rebocando, aí pode ser que algo se soltou.

Piscar faróis e buzinar
É um aviso para o carro que vai à frente facilitar a passagem. A insistência na piscada de luz e na buzinada indica que o veiculo de trás está com problemas, seja mecânico, falha no freio, alguma pane ou mesmo transportando um ferido ou doente em estado de emergência. Em certas ocasiões o automóvel que segue em dificuldades pode também ligar o pisca alerta, embora seja proibido por lei e não recomendado.

Duas buzinadas
Devem ser toques rápidos e curtos. Essa buzinada significa um agradecimento. Pode ser utilizado quando o motorista que segue a frente permitiu ou facilitou a ultrapassagem. Se você foi quem facilitou a ultrapassagem, responder com dois toques rápidos também é bem-vindo. É como se fosse um “de nada”.

Seta esquerda ligada
Na estrada, quando o veículo a sua frente ligar a seta esquerda, saiba que ele quer te avisar para não ultrapassar naquele momento, já que provavelmente há outro carro vindo no sentido contrário.

Seta direita ligada
Esse sinal indica que, naquele momento, pode-se fazer a ultrapassagem com segurança, já que não há nenhum veículo vindo no sentido oposto. Esse tipo de sinalização convém atenção, pois o motorista a frente pode se enganar ou mesmo sinalizar que vai sair da estrada e virar a direita.
Fonte: G1

Neblina

O que não falta nesta época do ano é neblina nas estradas. Para evitar acidentes é necessário redobrar a atenção e manter o sistema de iluminação em dia.
Mesmo que a lâmpada não esteja queimada, se o filamento estiver envelhecido ou deformado é preciso trocá-la. Outro ponto que merece atenção são os vidros e as lentes plásticas dos faróis já que a abrasão pode danificar esses componentes e então a iluminação poderá ofuscar a visão de quem segue no sentido oposto.
Se o carro possuir faróis auxiliares é mais um fator de segurança para os dias de neblina, mas atenção: é um erro chamar todos os faróis auxiliares de faróis de milha. Na verdade, existem os de neblina, que espalham a luz para os lados, e os de longo alcance, que projetam a iluminação para frente - estes são os de milha.
Os de neblina devem ficar acesos juntamente com as lanternas ou faróis baixos. Como o facho de luz é largo e projetado por baixo da neblina, o motorista vê a pista iluminada. Se o alto for utilizado ao mesmo tempo, a névoa refletirá a luz e prejudicará a visão.
Com relação aos de longo alcance, eles só podem ser utilizados quando o farol alto estiver ligado, pois possuem facho estreito, de alta intensidade, e são regulados paralelamente ao solo. Por isso, só devem ser ligados em rodovias.


Fonte: Estadão

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Seguro Obrigatório indeniza

As vítimas de acidente de trânsito têm direito a receber indenização do seguro obrigatório direto na sua conta corrente.
Em caso de morte por acidente, o cônjuge ou os filhos da vítima também têm direito à indenização.Havendo mais de um herdeiro, a cota será dividida entre eles, em partes iguais.
As coberturas previstas no seguro são: morte, invalidez parcial ou total permanente e despesas de assistência médica e suplementares.
A cobertura do seguro não está vinculada as regras de trânsito. As indenizações são pagas mesmo se o motorista for culpado pelo acidente, desde que haja vítimas transportadas ou não pelo veículo automotor.
Para solicitar a indenização preencha o formulário do DPVAT com os dados de sua conta bancária e leve para uma seguradora credenciada junto com documentos necessários.

Extintores de incêndio para carro

Agora é norma do CONTRAN e dá uma multa de R$ 127,50 para quem for apanhado fora da lei : o extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem.

Tire a embalagem plástica e deixe o acesso ao extintor livre.

Se um policial rodoviario, estadual ou federal parar um carro e verificar que o extintor está protegido pelo saco plástico, ele o autuará com 5 pontos na carteira; e a viagem só prossegue após tirar o plástico, desde que o bendito extintor esteja com a validade em dia (e mais os tais R$ 127,50).

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mudança de Cultura

No Brasil os acidentes de trânsito matam 35 mil pessoas por ano e chegam a custar R$ 30 bilhões para o governo. As informações foram divulgadas no seminário internacional de segurança no trânsito, o evento contou com a participação de autoridades francesas que mostraram políticas públicas implementadas em seu país para a redução dos acidentes.
A França já teve problemas com acidentes de trânsito e passou a adotar a questão como de saúde publica. Os principais inimigos eram a falta do uso do cinto de segurança, a alta velocidade e obviamente o consumo de álcool por motoristas, assim como no Brasil.
Para alterar a realidade francesa o maior desafio encontrado foi a mudança de cultura, e para isso foi necessário ter campanhas firmes e contínuas, e o apoio do governo foi fundamental para isso.
O governo francês instalou mais de 2 mil radares móveis e fixos nas rodovias do país, reforçou drasticamente a polícia para fiscalização e aperfeiçoou o sistema de multas, que chegam à casa do infrator em, no máximo, dez dias. Outra mudança importante foi a apreensão do veículo em caso de condução sem habilitação e reincidência de infração de velocidade acima do limite ou uso de álcool.
O Código Brasileiro é completo e atualizado, entretanto, a fiscalização e as questões jurídicas são precárias. O brasileiro ainda sente que não será penalizado caso não respeite o código de trânsito. E caso seja penalizado, ainda se sente como vítima, por exemplo, ao receber uma multa ou por ser autuados por alcoolismo. Existe uma cultura que precisa ser modificada e isso só acontecerá com muita fiscalização e investimento.

Usar o SMS ao volante aumenta o risco de acidentes

mobile phone with SMS #2 Segundo pesquisa divulgada pela Virginia Tech Transportation Institute, utilizar o serviço de mensagens (SMS) enquanto está dirigindo aumenta o risco de acidentes.

Além do fator natural, que seria a distração por estar fazendo outra atividade além de dirigir, ao escrever o SMS, o condutor necessita desviar o olhar da pista, o que obviamente aumenta o risco de um acidente.
Para os motoristas de caminhão, este risco de acidentes é potencializado em 23 vezes, enquanto os condutores de carros possuem o risco aumentado em somente 6 vezes.
Evite mandar SMS e se necessitar comunicar-se com alguém, encoste o carro ou utilize o viva voz.



Fonte: Blue Bus

domingo, 1 de agosto de 2010

Cuidado quando um animal invadir a pista

batida-cavalo
Muitos podem achar que não é comum acontecer colisões de carros com animais, mas dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), só nos primeiros quatro meses deste ano foram contabilizados 30 acidentes deste estilo em rodovias do estado do Rio e 195 animais apreendidos na pista.
Confira abaixo as dicas para evitar estes acidentes:

1-) Tente reduzir a velocidade, mas observe antes pelo retrovisor se o carro que vem atrás está a uma distância segura.
2-) Para evitar que o animal se assuste, tente ultrapassá-lo por trás, diminuindo assim a velocidade de reação. Durante a ultrapassagem, feche os vidros, passe lentamente pelo animal em marcha reduzida.
3-) Evite buzinar ou acender o farol alto para não correr o risco de o animal ir contra a direção do carro.
E se a colisão for inevitável:

1-) Evitar pegá-lo de frente para que ele não voe em direção ao capô.
2-) Freie assim que ver o animal e solte o pedal do freio no ato da colisão para que o peso se concentre na parte dianteira do carro, evitando assim que o carro fique desgovernado.

Fonte: G1

Carro com Bafômetro

Em parceria com a Hiro, a Toyota pretende revolucionar o conceito de segurança ao volante. Não é nenhum item de segurança novo, como airbags, freio especial, e etc. É um item que cuidará daquela famosa “pecinha” que fica em frente ao volante, o motorista.
A empresa colocará em seu veículo um bafômetro. Ele transfere as informações para o computador de bordo do carro e impede que o motorista embriagado saia dirigindo.
O aparelho será instalado em carros de empresas em caráter de teste.Se estiver acima do limite estipulado o carro não liga.


Fonte: G1