Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

Bem vindos ao Blog do Trânsito

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

As cores e letras das placas dos carros


Em São Paulo encontramos placas de carro nas cores preta, azul, branca, vermelha e etc. Mas, afinal, qual é a lógica das letras e cores nas placas dos carros?
Placas No caso das letras, cada estado tem suas combinações próprias distribuídas pela frota local em ordem cronológica de licenciamento ou emplacamento. Na capital paulista as disponíveis são de: Série inicial - BFA-0001 e Série final - GKI-9999
Mas e as cores? O que elas representam?

Cinza: As mais usadas, identificam os automóveis particulares.
Branca: Colocadas em automóveis oficiais.
Vermelha: Aplicadas em veículos como táxis, ônibus, caminhões e lotações - os chamados “veículos de aluguel”.
Azul: Carros em teste de montadoras. Quando há as letras “CC”, significa que são de consulados.
Verde: Oficinas e lojas as utilizam para demonstrar que o carro está passando por test drive.
Verde e Amarela: São colocadas em veículos de autoridades federais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Preta: Em automóveis antigos, são um atestado de que o modelo, em geral de colecionador, é todo original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário