Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

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quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Neblina

O que não falta nesta época do ano é neblina nas estradas. Para evitar acidentes é necessário redobrar a atenção e manter o sistema de iluminação em dia.
Mesmo que a lâmpada não esteja queimada, se o filamento estiver envelhecido ou deformado é preciso trocá-la. Outro ponto que merece atenção são os vidros e as lentes plásticas dos faróis já que a abrasão pode danificar esses componentes e então a iluminação poderá ofuscar a visão de quem segue no sentido oposto.
Se o carro possuir faróis auxiliares é mais um fator de segurança para os dias de neblina, mas atenção: é um erro chamar todos os faróis auxiliares de faróis de milha. Na verdade, existem os de neblina, que espalham a luz para os lados, e os de longo alcance, que projetam a iluminação para frente - estes são os de milha.
Os de neblina devem ficar acesos juntamente com as lanternas ou faróis baixos. Como o facho de luz é largo e projetado por baixo da neblina, o motorista vê a pista iluminada. Se o alto for utilizado ao mesmo tempo, a névoa refletirá a luz e prejudicará a visão.
Com relação aos de longo alcance, eles só podem ser utilizados quando o farol alto estiver ligado, pois possuem facho estreito, de alta intensidade, e são regulados paralelamente ao solo. Por isso, só devem ser ligados em rodovias.


Fonte: Estadão

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