Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

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quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Airbags


No Estados Unidos, Japão e paises da Europa, é obrigatório que os carros saem com airbag de fábrica, no lado do passageiro e do motorista.
No Brasil não é dado muita importância aos mecanismos que protegem. Apenas 25% dos carros saem de fábrica com airbag, destes 5% são em carros populares.
Ainda vai demorar a esse equipamento se tornar obrigatório, já se tem um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, mas pelo visto só mesmo em 2014 é que todos os veículos terão o acessório, pois para que a lei entre em vigor, serão necessários cinco anos após definição das especificações pelo Contran.
Esse equipamento já salvou milhares de vidas, em uma colisão o equipamento infla em menos de um décimo de segundo para proteger os ocupantes do automóvel das forças de uma colisão frontal ou lateral.
A bolsa inflável é uma almofada que fica dobrada dentro do volante ou painel do carro.
Hoje em dia já existe airbag no teto, revestimentos das portas, nas colunas e nos encostos de cabeça. Essas bolsas enchem rapidamente no caso de uma colisão, seja frontal ou lateral e sua finalidade é restringir o deslocamento dos passageiros em direção a superfícies contundentes dentro do automóvel.
Entre encher e esvaziar completamente não demora mais de 30 milésimos de segundo.
A bolsa é feita de um tecido de náilon de espessura fina, que fica dobrada dentro do volante ou no painel do veículo. Um sensor comanda a bolsa detectando um choque a partir de uma velocidade de 15Km/h (no padrão americado) ou 24 Km/h ( no padrão europeu).
Os airbags são inflados pela reação de dois produtos químicos. Essa reação se dá muito rapidamente, produzindo uma descarga elétrica que libera um gás que se expande. Assim a bolsa infla até 40 cm do volante, saltando para fora da direção ou painel quando expande. Logo depois, a bolsa desinfla, de forma a não machucar ou atrapalhar o passageiro.
Fonte: G1

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