Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

Bem vindos ao Blog do Trânsito

domingo, 1 de agosto de 2010

Cuidado quando um animal invadir a pista

batida-cavalo
Muitos podem achar que não é comum acontecer colisões de carros com animais, mas dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), só nos primeiros quatro meses deste ano foram contabilizados 30 acidentes deste estilo em rodovias do estado do Rio e 195 animais apreendidos na pista.
Confira abaixo as dicas para evitar estes acidentes:

1-) Tente reduzir a velocidade, mas observe antes pelo retrovisor se o carro que vem atrás está a uma distância segura.
2-) Para evitar que o animal se assuste, tente ultrapassá-lo por trás, diminuindo assim a velocidade de reação. Durante a ultrapassagem, feche os vidros, passe lentamente pelo animal em marcha reduzida.
3-) Evite buzinar ou acender o farol alto para não correr o risco de o animal ir contra a direção do carro.
E se a colisão for inevitável:

1-) Evitar pegá-lo de frente para que ele não voe em direção ao capô.
2-) Freie assim que ver o animal e solte o pedal do freio no ato da colisão para que o peso se concentre na parte dianteira do carro, evitando assim que o carro fique desgovernado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário