Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

Bem vindos ao Blog do Trânsito

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Introdução

Este blog foi criado a partir de uma proposta pedagógica, onde aqui postaremos algumas reportagens e curiosidades sobre o trânsito.
Gostariamos de começar com uma pergunta: você se sente seguro no trânsito?
Acho que a maioria responderia não, porque já tiveram várias experiências negativas no trânsito, tais como batidinhas bobas, PTs, assaltos, furtos, riscos, amassados e brigas.
As ruas de São Paulo, e de outras capitais sem dúvida, são caóticas, estressantes e inseguras de várias maneiras, e aqui, você poderá expor sua opinião. Todas as discussões são aceitas, e sugestões de tópicos também.

Bem Vindos ao Blog do Trânsito