Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

Bem vindos ao Blog do Trânsito

sábado, 31 de julho de 2010

Lombada Inteligente


lombada Poucas coisas são tão chatas e prejudiciais ao carro quanto as lombadas. Se você mora no interior, pior ainda… por alguma razão os governantes preferem colocar lombadas ao invés de utilizar semáforos.
Dois designers, Jae-yun Kim & Jong-Su Lee, inventaram um artefato que seria a solução deste terrível problema: a Lombada inteligente, que se “achata” quando o carro passa por cima.
O funcionamento é simples, a lombada possui retratores, que se abrem se o impacto sobre eles for pequeno o suficiente. Ou seja, se você passar lentamente, o peso do carro achataria a lombada, fazendo com que você nem sinta o “impacto”. Nem é preciso falar o que acontece se você passar correndo, né?
Definitivamente seria uma ótima idéia, nosso carros agradecem!


Fonte: Gizmondo

Ford apresenta o cinto inflável

cintoinflavel A Ford anuncia uma mudança que poderá revolucionar o quesito segurança nos veículos. A partir do ano que vem, os modelos americanos do utilitário esportivo Explorer virão com o cinto de segurança inflável, uma mistura de cinto de segurança convencional e um airbag.
A engenhoca, que ficará instalada no assento traseiro da caminhonete, foi projetada para minimizar os impactos sofridos pelos passageiros, na cabeça, pescoço e tórax.
No caso de uma colisão lateral ou frontal, sensores determinarão a necessidade de acionamento do sistema (se não houver necessidade ele funcionará como um cinto convencional). O cinto infla em 40 milésimos de segundo e, quando expandido, cobre uma área do corpo cinco vezes maior que o de um cinto convencional, o que também ajuda a distribuir melhor as forças de contato quando houver uma colisão.
Futuramente a montadora pretende incorporar esta novidade em outros veículos da marca e utilizá-lo em carros fora dos Estados Unidos.

Fonte: Carsale

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Reembolso de IPVA a proprietários de veículos roubados

O governo de São Paulo anunciou que irá devolver R$ 12,8 milhões de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) aos donos de carros que foram lesados após pagarem o imposto.
A medida vale para os carros roubados em 2009 e o reembolso será proporcional ao número de meses em que o motorista ficou sem o veículo e os valores ficarão à disposição do proprietário –na data da ocorrência– no banco Nossa Caixa.
Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado as devoluções serão pagas em quatro lotes até o final de abril. Se o roubo ocorreu no primeiro trimestre de 2009, a data de reembolso será 15 de março de 2010. Se ocorreu no segundo trimestre, o reembolso será em 31 de março de 2010. Roubo no terceiro trimestre, 15 de abril de 2010. Por fim, se teve o carro roubado no quarto trimestre, a data de reembolso será em 30 de abril de 2010.

Agora alguns detalhes importantes:
1-) O contribuinte que estiver inadimplente não poderá resgatar o valor enquanto houver a pendência.
2-) O contribuinte precisa ter feito o boletim de ocorrência para ter o benefício.
3-) No caso de recuperação do veículo, volta a ser devido o IPVA no exercício em que ela ocorrer, proporcionalmente aos meses que restarem até o final do respectivo ano.
4-) As datas de liberação dos recursos são, de acordo com a época do roubo ou furto.
Para consultar o valor da restituição, o contribuinte deve acessar a área do IPVA no site da Secretaria da Fazenda.


Fonte: Folha de São Paulo

terça-feira, 27 de julho de 2010

Quem paga Zona Azul tem direito à segurança do carro


Em um belo dia, você estaciona seu veículo em uma área de Zona Azul, coloca o cartão (que não é tão barato..) e sai tranqüilamente, sem preocupação, pois sabe que com a Zona Azul, seu carro estará lá, sem ser guinchado. Ao voltar vem a surpresa, o carro não está mais lá, mas não tem nenhum cavalete. Ele não foi rebocado e sim roubado!
Quem arca com o prejuízo? Em Joinville, a empresa que cuida do parqueamento da área em que o carro foi roubado foi a responsabilizada.
Confira o caso:

“Optando o Poder Público pela cobrança de remuneração de estacionamentos em vias públicas de uso comum do povo, tem o dever de vigiá-los, com responsabilidade pelos danos ali ocorridos”.
Assim, a empresa Soil Serviços Técnicos e Consultoria de Santa Catarina, foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 8,5 mil ao motorista Acácio Irineu Klemke, que teve o carro furtado quando ocupava uma das vagas do sistema de Zona Azul da cidade de Joinville, serviço explorado pela empresa.
A empresa apelou da sentença ao TJ, sob argumento de que na condição de permissionária do município de Joinville presta serviços de parqueamento das vias públicas, mantendo e operacionalizando o sistema de estacionamento rotativo sem dever de vigilância ou guarda dos automóveis.
De acordo com o relator da matéria, desembargador Orli Rodrigues, a Soil é responsável pelos danos causados a terceiros nos estacionamentos sob seu controle.
Disse ainda que embora a empresa admita que a cobrança se preste a garantir a rotatividade dos veículos nos estacionamentos públicos, tal fato restringe direito fundamental de ir, vir e permanecer previsto na Constituição ao impor ao cidadão a obrigação de arcar com determinado preço para ter a permissão de estacionar em via pública.


Fonte: Conjur