Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

Bem vindos ao Blog do Trânsito

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Reembolso de IPVA a proprietários de veículos roubados

O governo de São Paulo anunciou que irá devolver R$ 12,8 milhões de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) aos donos de carros que foram lesados após pagarem o imposto.
A medida vale para os carros roubados em 2009 e o reembolso será proporcional ao número de meses em que o motorista ficou sem o veículo e os valores ficarão à disposição do proprietário –na data da ocorrência– no banco Nossa Caixa.
Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado as devoluções serão pagas em quatro lotes até o final de abril. Se o roubo ocorreu no primeiro trimestre de 2009, a data de reembolso será 15 de março de 2010. Se ocorreu no segundo trimestre, o reembolso será em 31 de março de 2010. Roubo no terceiro trimestre, 15 de abril de 2010. Por fim, se teve o carro roubado no quarto trimestre, a data de reembolso será em 30 de abril de 2010.

Agora alguns detalhes importantes:
1-) O contribuinte que estiver inadimplente não poderá resgatar o valor enquanto houver a pendência.
2-) O contribuinte precisa ter feito o boletim de ocorrência para ter o benefício.
3-) No caso de recuperação do veículo, volta a ser devido o IPVA no exercício em que ela ocorrer, proporcionalmente aos meses que restarem até o final do respectivo ano.
4-) As datas de liberação dos recursos são, de acordo com a época do roubo ou furto.
Para consultar o valor da restituição, o contribuinte deve acessar a área do IPVA no site da Secretaria da Fazenda.


Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário