Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

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sábado, 31 de julho de 2010

Lombada Inteligente


lombada Poucas coisas são tão chatas e prejudiciais ao carro quanto as lombadas. Se você mora no interior, pior ainda… por alguma razão os governantes preferem colocar lombadas ao invés de utilizar semáforos.
Dois designers, Jae-yun Kim & Jong-Su Lee, inventaram um artefato que seria a solução deste terrível problema: a Lombada inteligente, que se “achata” quando o carro passa por cima.
O funcionamento é simples, a lombada possui retratores, que se abrem se o impacto sobre eles for pequeno o suficiente. Ou seja, se você passar lentamente, o peso do carro achataria a lombada, fazendo com que você nem sinta o “impacto”. Nem é preciso falar o que acontece se você passar correndo, né?
Definitivamente seria uma ótima idéia, nosso carros agradecem!


Fonte: Gizmondo

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