Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

Bem vindos ao Blog do Trânsito

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Usar o SMS ao volante aumenta o risco de acidentes

mobile phone with SMS #2 Segundo pesquisa divulgada pela Virginia Tech Transportation Institute, utilizar o serviço de mensagens (SMS) enquanto está dirigindo aumenta o risco de acidentes.

Além do fator natural, que seria a distração por estar fazendo outra atividade além de dirigir, ao escrever o SMS, o condutor necessita desviar o olhar da pista, o que obviamente aumenta o risco de um acidente.
Para os motoristas de caminhão, este risco de acidentes é potencializado em 23 vezes, enquanto os condutores de carros possuem o risco aumentado em somente 6 vezes.
Evite mandar SMS e se necessitar comunicar-se com alguém, encoste o carro ou utilize o viva voz.



Fonte: Blue Bus

Nenhum comentário:

Postar um comentário