Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

Bem vindos ao Blog do Trânsito

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Extintores de incêndio para carro

Agora é norma do CONTRAN e dá uma multa de R$ 127,50 para quem for apanhado fora da lei : o extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem.

Tire a embalagem plástica e deixe o acesso ao extintor livre.

Se um policial rodoviario, estadual ou federal parar um carro e verificar que o extintor está protegido pelo saco plástico, ele o autuará com 5 pontos na carteira; e a viagem só prossegue após tirar o plástico, desde que o bendito extintor esteja com a validade em dia (e mais os tais R$ 127,50).

Nenhum comentário:

Postar um comentário