Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

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quarta-feira, 18 de agosto de 2010

As 4 estradas mais perigosas do mundo

Estrada da Morte - Bolívia


A Estrada dos Yungas conhecida como Estrada da Morte se localiza na cordilheira dos Andes Bolivianos ligando La Paz à Coroico. Uma estreitíssima estrada que ousa ser mão-dupla é considerada a estrada mais perigosa do mundo, alguns trechos seus só cabem um carro e continuam sendo mão-dupla. O perigo de morte se dá a cada metro, a cada curva. Com desníveis que chegam a uma altura de cerca 3600m e abismos de até 800 metros. Um acidente mortal acontece ali a cada 2 semanas, 200-350 pessoas morrem lá todos os anos em seu longos 64km.



Túnel Guoliang nas Montanhas Taihang (China)


A parede do túnel é totalmente irregular e há mais de 30 “janelas” cavadas de diferentes tamanhos e formas. É assustador olhar para o lado quando se passa por cada janela, e quando se vê sem quaisquer proteções laterais enormes e precipícios que dão a impressão de que não tem fundo. O túnel se tornou famoso pelo número de mortes nos dias de chuva quando a rocha fica escorregadia deixando seu percurso quase impossível de ser feito.



3ª Rodovia da Morte - Br 381

No Brasil a estrada mais perigosa, conhecida como Fernão Dias ou mesmo Rodovia da Morte é a, mal sinalizada e cheia de curvas perigosas, BR-381. Em menos de 2 anos morreram cerca de 278, no trecho entre BH e Valadares que tem 1.200Km de extensão.
Em 2006, no mesmo trecho, ocorreram 2.132 acidentes, com 172 mortes, o que totaliza 278 mortos em menos de dois anos. O trecho mais perigoso da rodovia é o que liga Belo Horizonte ao município de Nova Era. Neste percurso, onde há mais de 200 curvas, concentram-se 62% dos acidentes.



4ª Rodovia Federal russo-siberiana para Yakutsk
A Rodovia Federal para Yakutsk é a única opção de se chegar lá. E isso pode dar em dor de cabeça nos períodos de neve ou chuva, quando o barro cobre estrada transforma tudo em lama, chegando a atolar até os tratores de apoio. Sair da lama pode levar semanas. Chegando a em algumas vezes a prefeitura de Yakutsk tem de pedir apoio ao Governo para mobilizar o exército e enviar comida ao local evitando uma tragédia maior.


Fonte: Arrobazona

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