Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

Bem vindos ao Blog do Trânsito

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Criança segura

Para vocês que são pais e mães de primeira viagem, ou já não é o primeiro filho, mas sempre se perguntou como transportar sua criança corretamente no carro, segue a forma correta:
Cadeira Conversível ou Bebê-Conforto: Usado do nascimento até um ano ou até os 9 quilos. A instalação dessa cadeirinha deve ser voltada para o vidro traseiro, de costas para a direção do carro.
Cadeira de Segurança: Própria para crianças de 1 a 4 anos e de 9 a 18 quilos. É utilizada na posição vertical e voltada para a frente, no banco traseiro.
Assentos de “Booster” ou Elevação: ideal para crianças que tenham de 4 a 10 anos e entre 18 a 36 kg. É colocado no banco traseiro e com o cinto de três pontas.
Cinto de Segurança de Três Pontos do Veículo: a criança deve ter acima de 36 kg e ter altura superior a 1,45m, tendo até 10 anos de idade. O dispositivo de segurança é o próprio cinto de segurança de três pontos, que garante proteção no ombro, peito e quadris.
Mesmo que você vá até a padaria que fica no quarteirão de sua casa, a criança sempre deve estar com os equipamentos de segurança adequados ao corpo.
Leia sempre as instruções da cadeirinha e o manual do carro.
Fonte: Charme no Volante

Nenhum comentário:

Postar um comentário