Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

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domingo, 15 de agosto de 2010

Carro acorda motorista

Empresas estão investindo em segurança, e um dos novos sistemas são os que despertam o motorista sonolento.
Foi criado um sistema pela Volvo chamado Driver Alert, que quando senti que o motorista começou a cochilar, ele emite um alarme audível e também um ícone exibindo uma xícara de café pisca no painel.
A Saab criou o Driver Attention Warning System, que utiliza um alarme de voz, se o motorista estiver “pescando”, o carro anuncia “você está cansado”, a seguir por “você está perigosamente cansado! Pare quando for mais seguro!”. O banco do motorista também vibra para ajudar a desperta-lo.
Empresas de seguranças estão aperfeiçoando sistemas como estes. Medidas adicionais, como a emissão de jatos de ar na nuca do motorista, volantes que vibram, e uma direção automática que assume o controle do carro quando você cochila, logo serão encontradas nos sistemas de alerta.
A pergunta que todos devem está se fazendo, é como o carro sabe quando o motorista está cochilando?
Um dos sistemas analisa o seu modo particular de direção e cria seu perfil. Ele combina esse perfil com a sua situação de direção atual, ou seja, como você está dirigindo, há quanto tempo está dirigindo num trecho, a distância do carro da frente e se você está se mantendo em sua faixa. Se o seu comportamento não bater com o seu perfil, o sistema reconhece que tem algo que não está certo e é acionado.
Outro sistema utiliza um software de reconhecimento facial para determinar se você está ficando adormecido. Câmeras analisam o repouso dos músculos faciais, os padrões do piscar de olhos e por quanto tempo os olhos ficam fechados entre as piscadas. Quando o sistema reconhece que você não está mais em condições para dirigir ele é ativado para despertá-lo.
Essa tecnologia entra para caminhões e logicamente para carros, mas dificilmente você vai ter esse sistema em pouco tempo, então sempre fique alerta, e quando tiver cansado pare o carro e descanse. Algumas horas “desperdiçadas” compensam do que sua vida desperdiçada.

Fonte: Uol

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