Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

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terça-feira, 10 de agosto de 2010

Segurança para caminhoneiros e carreteiros

No Brasil o número de roubos de cargas só aumenta e por isso empresas ligadas ao transporte rodoviário sabem a importância de rastrear e monitorar seus transportes.
A tecnologia de rastreadores permite a redução de custos, o controle da frota, a determinação de rotas e locais de parada, a proteção do bem material e até a intervenção para a segurança dos carreteiros a quilômetros de distância.
Outro ponto positivo é a preservação do bem estar físico do motorista, quantas vezes escutamos sobre motoristas que tentam se aventurar em dirigir horas sem descanso e acabam se envolvendo em algum acidente?
O sistema só traz vantagens. Só quem está nesse meio sabe que um roubo de carga não é brincadeira e traz prejuízo alto. Toda a estrutura oferecida pelo rastreador faz com que o motorista dirija com mais responsabilidade e conseqüentemente reduza as situações que atrasam e prejudicam uma viagem.

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