Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

Bem vindos ao Blog do Trânsito

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cuidado, bebê a bordo!

bebecarro Não somente por ser lei, mas transportar a criança com segurança e em cadeirinhas é algo lógico para qualquer pai/mãe que se preocupa com a saúde de filho.
No entanto, vale lembrar que somente colocar a criança em seu assento não é suficiente para uma viagem segura, confira aqui algumas dicas para facilitar o transporte e tornar o passeio mais agradável.

1-) As crianças observam o comportamento dos adultos e tendem a imitá-los, por isso nunca se esqueça de apertar os cintos de segurança, mesmo para viagens curtas.
2-) Redobre a atenção e respeite as regras de trânsito.
3-) Evite ter um comportamento agressivo no trânsito - tanto no que diz respeito a “xingamentos” como nas ultrapassagens e “coladas” nos outros carros.
4-) Se a criança conseguir, deixe que ela participe da escolha do modelo de cadeirinha que vai ser comprado, ajudando a decidir a cor ou padrão de decoração.
5-) Use do diálogo para explicar que a cadeirinhas é algo comum e necessário. Desta maneira a criança verá o seu assento como algo rotineiro e automático (assim como para nós é colocar o cinto de segurança).
6-) Evite trafegar com as janelas abertas para evitar acidentes com os braços das crianças.
7-) Utilize a trava de segurança especial, que impede a abertura das pontas por dentro.
8-) Leve brinquedos para a criança se distrair, mas atenção: não coloque objetos na tampa da mala, porque em caso de uma freada brusca os itens podem ser projetados para frente, podendo causar um acidente dentro do veículo.


Fonte: MotorDream

Nenhum comentário:

Postar um comentário