Introdução

A educação para o trânsito pode ser definida como uma ação para desenvolver no ser humano a capacidade de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que ao circular os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço. Essa afirmação permite-nos refletir sobre a complexidade de conceitos e conteúdos que compõem o estudo da circulação e nos permite ainda afirmar que, fazer educação para o trânsito vai muito além do estudo das regras, símbolos e convenções estabelecidas no sistema de trânsito. Assim, fazer educação para o trânsito passa por discussões sobre: o exercício de cidadania; a mobilidade e acessibilidade para todos; os papéis assumidos ao circular; o compartilhamento do espaço; o meio ambiente e a história de cada local.

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sexta-feira, 23 de julho de 2010

O asfalto Antienchente

A Universidade de São Paulo (USP) criou, por meio do seu Laboratório de Hidráulica da Escola Politécnica, uma é uma nova tecnologia de asfalto. A inovação tecnológica garante que as águas acumuladas no asfalto não ultrapassem a altura da sarjeta
Segundo o professor de engenharia hidráulica da Escola Politécnica da USP José Rodolfo Martins, responsável pela pesquisa, “O asfalto fica tão poroso quanto a areia da praia”.
A intenção é que o asfalto poroso, que pode ser usado em grandes áreas impermeáveis (como estacionamentos), crie um revestimento - graças a absorção - que retarde em 50% a velocidade com que as águas chegam aos rios e córregos da cidade.

Fonte: Folha de São Paulo


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